terça-feira, 24 de maio de 2011

Como cuidar dos cabelos após a escova progressiva- Mitos e Verdades

 Meninas, depois que as modernas tecnologias de alisamento de cabelos surgiram, só mantém os cachos (que inclusive estão em alta) quem quer. 
Definitivas, progressivas, marroquinas. Várias são os nomes dados a esses modernos processos. Em comum eles tem a capacidade de deixar os fios lisos sem parecerem artificiais. Tudo de bom, né? Porém, nem tudo são flores. É possível sim ter cabelos com química e saudáveis ao mesmo tempo, mas, é preciso tratá-los ainda com mais carinho.

Antes de tudo, é importante saber que a progressiva não trata os cabelos. Ela é apenas uma “maquiagem” que encapa os fios dos cabelos,  disfarçando a saúde de sua estrutura, dando brilho e maciez temporários. 

Então é preciso saber que os fios continuam danificados e para a situação não piorar com os sucessivos alisamentos é preciso hidratá-los. Logo, a regra número 1 para quem tem cabelos quimicamente tratados é HIDRATAÇÃO.


Mitos e Verdades:

  • Fique de olho no pH do seu shampoo- use shampoo de pH moderado, entre 4,0 e 5,0. Shampoo de pH ácido ressecam os cabelos porque quebram as ligações de hidrogênio dos fios, e os shampoos de pH baixo são ainda piores, pois são os responsáveis pelo aparecimento de pontas duplas, em razão das quebras das pontes de dissulfeto, presentes na extremidades do cabelo.
  • Esqueça essa história de shampoo sem sal- Todo shampoo contém sal, mudando apenas os nomes dos seus derivados. Cloreto de sódio,  lauril sulfato de sódio ou o lauril éter sulfato de sódio. O sal presente no shampoo é em concentração baixíssima, não ocasionando nenhum dano aos fios.
  • Piscina e mar, pode sim! Apenas é necessário moderação com o cloro de piscina, o sal do mar e o sol, não porque você tem química, mas porque em excesso, eles prejudicam qualquer tipo de cabelo
  • Secador ou chapinha- não se esqueça de proteger os fios com um creme leave-in com proteção térmica. Isso evita que as escamas dos fios se abram e o produto da escova progressiva seja retirado.
  • Faça hidratações semanais. Isso vai devolver a saúde dos fios, prolongando o efeito do alisamento e protegendo a estrutura capilar para novos procedimentos. Porque você não aproveita e testa a hidratação com bepantol? É a minha preferida até hoje!

Twitter

domingo, 22 de maio de 2011

Acabe com as espinhas- 3 passos para higienizar a pele antes de dormir

Higienizar muito bem a pele antes de ir para cama previne irritações, alergias, entupimentos dos poros, que leva ao surgimento de cravos e espinhas, além do envelhecimento precoce.


Todo dia pela manhã, você melhora o visual com um make up básico, com lápis, base, blush e passa o dia com esses produtos no rosto. Ao chegar em casa, cansada acaba usando o sabonete do corpo no rosto, passando a toalha e indo dormir. Bom, se você se viu representada nessa situação, de acordo com especialistas sua pele pode estar ameaçada por falta de cuidados. Os resíduos da maquiagem se acumulam na pele, obstruindo as glândulas sebáceas (que produzem a oleosidade natural da pele), as sudoríparas (produtoras do suor) e também os poros, por onde saem os pelos. Esse entupimento constante dos poros pode levar a inflamações severas, além do temido envelhecimento precoce.
A obstrução da saída da secreção sebácea provoca, em primeiro plano, a acne superficial (pontinhos claros e pretos), em seguida a acne profunda (as espinhas com pus), que se não for tratada adequadamente pode levar a manchas e cicatrizes no rosto. Tudo que não queremos!

De acordo com dermatologistas, é necessário seguir 3 passos fundamentais, diariamente, antes de dormir para evitar o entupimento dos poros:


  1. Lave todo o rosto com uma espuma ou mousse de limpeza (nunca use sabonetes em barra). Eu utilizo o sabonete íntimo. Para saber mais clique aqui.
  2. Embeba um algodão com um tônico ou adstringente (o mais adequado para a sua idade) e passe em toda área dos olhos em seguida no rosto, com movimentos suaves, de dentro para fora. 
  3. Após a etapa da higienização é hora de usar o seu hidratante noturno ou de tratamento facial- respeitando o seu tipo de pele e idade. Para saber mais sobre um plano de tratamento ideal para a sua idade clique aqui.
Twitter

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Dica da Semana: Como ter uma boca naturalmente vermelha

Toda mulher sabe que uma boca bonita ilumina o rosto. As princesas dos contos de fadas tem aquela boca naturalmente vermelha, como se tivessem acordado assim. Com esse encanto elas conseguem seduzir de príncipes a monstros.
Você também pode ter lábios perfeitos, existe um truque simples. Para isso é só seguir o passo a passo e prontinho, lábios inesquecíveis sem aquela aparência de exagerada. 

Você vai precisar de:

  • Um batom vermelho
  • Um lenço de papel (pode ser guardanapo, papel higiênico)
  • Um gloss incolor

Como fazer:
Filme: A Garota da Capa Vermelha

  • Passe o batom vermelho generosamente
  • Aguarde 3 minutos
  • Retire o batom com o lenço de papel (você notará que a sua pele permanecerá vermelha)
  • Agora é hora de aplicar o gloss

*Prontinho,  é só sair por aí procurando o príncipe para beijá-lo.

Twitter

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Como ter uma pele bonita por 4 décadas

Qual mulher vaidosa não sonha em ter uma pele maravilhosa durante décadas? Esse sonho não é impossível. É claro que aos vinte anos não vemos os danos causados, isso ocorre porque a renovação celular é muito grande e o que fazemos aos vinte só vai aparecer mais tarde. Eu estou nessa idade, com trinta e poucos anos. Correndo atrás do que fiz de errado na década passada. Então, se você tem seus vinte anos, aproveite para não errar. Caso você esteja com a minha idade ou mais, aproveite para tirar proveito do que a medicina estética tem a nosso favor, nunca é tarde para tratar com carinho de nossa pele.

Hilary Duff -24 anos


Aos 20 anos


Pode não parecer, mas essa é a década mais importante para a sua pele, a maneira como você a tratá-la hoje, vai determinar o que será dela no futuro. Como a produção de colágeno e a renovação celular nessa idade é muito grande, qualquer que seja o dano que esteja sendo provocado, não aparecerá imediatamente.
A grande reclamação nessa idade é o excesso de oleosidade e a acne. 


Para não errar nessa idade

  • Use produtos suaves, para prevenir os danos.Limpeza: dê preferência para sabonetes líquidos específicos para a pele jovem. Eles promovem a limpeza necessária sem danificar a camada hídrica da pele.
  • Hidratação dia: é necessária também nessa idade, você pode escolher qualquer marca, desde que eles tenham proteção solar durante o dia. 
  • Hidratação noite- use um gel hidratante ou um creme livre de óleo. Muitos dermatologistas recomendam já nessa idade o uso noturno do ácido retinóico para estimular a produção de colágeno e prevenir acne e cravos.


Penélope Cruz- 37 anos



Aos 30 anos


Mesmo que você tenha cuidado bem de sua pele na década anterior, provavelmente você irá notar linhas finas e rugas. Principalmente ao redor dos olhos, testa e boca. Podem notar também manchas . Isso acontece devido ao acumulo de danos provocados pelo sol e hormônios. A pele se torna mais fina devido a uma menor produção de colágeno. Não precisa se desesperar e achar que tudo está perdido. Podemos notar uma melhora significativa com a esfoliação. É hora de se beneficiar dos peelings (veja aqui uma matéria sobre eles).


Para não errar nessa idade

  • Limpeza-  utilize sempre um sabonete próprio para a sua idade, nada de sabonetes em barra, eles agridem demais a camada hídrica da pele. Eu particularmente uso o sabonete íntimo no rosto, duas vezes ao dia. Ele é o  sabonete que tem o pH mais próximo ao da nossa pele, então ele limpa sem danificar. Muitas dermatologistas também recomendam, a minha inclusive. Leia mais sobre sabonete íntimo no rosto aqui
  • Hidratação dia- seu hidratante deve conter antioxidantes e filtro solar, no mínimo de 30. Um antioxidante perfeito para essa idade e que pode ser usado durante o dia é a vitamina C. Isso irá proteger a sua pele dos radicais livres.
  • É hora de utilizar um creme específico para área dos olhos. Para as olheiras, use um com hidroquinona, vitamina C ou ácido kójico, caso seu problema seja o inchaço, procure um com cafeína, já para uma hidratação extra, use um com ácido hialurônico. Eu uso ácido hialurônico. 
  • Hidratação noite- o ácido retinóico é obrigatório nessa idade. Caso você não tenha acesso a um dermatologista para te receitar um ácido específico, procure um creme para usar a noite que contenha retinol.

Em pouco tempo o ácido retinóico melhora a aparência geral da pele.

Jennifer Aniston- 42 anos



Aos 40 anos


Começa a aparecer no seu rosto os danos provocados principalmente pelo sol. A pele perde colágeno e elastina mais rapidamente. As bochechas ficam mais flácidas e a pele retém menos umidade.


Para não errar nessa idade

  • Limpeza: use pela manhã e a noite um limpador cremoso com AHA. Isso estimulará a produção de colágeno.
  • Hidratante dia: pela manhã um filtro solar com antioxidantes, como licopeno, chá verde ou soja. Para uma pele muito ressecada use um creme hidratante rico em ácido hialurônico.
  • Hidratante noite: use um creme hidratante a base de ácido retinóico prescrito pelo seu médico. Isso reduz manchas marrons, esfolia e aumenta a produção de colágeno, fortalecendo a epiderme. Se a sua pele não tolera ácido retinóico todas as noites, alterne com um creme hidratante com ácido hialurônico.


Sharon Stone- 53 anos



Aos 50 anos



Nem pense em entregar os pontos, nunca é tarde demais para impedir os danos. A renovação celular passa a ser ainda mais lenta, sua pele deve estar mais seca e com menos elastina, com mais linhas de expressão e poros mais visíveis. Então essa é a hora de intensificar a hidratação e o filtro solar.


Para não errar nessa idade
  • Limpeza: Lave de manhã e a noite com um limpador em creme.
  • Hidratante dia: você deve aplicar um soro contendo peptídeos ou um antioxidante como a vitamina C no rosto ainda úmido. Isso ajuda na absorção da pele. Soros, em geral, são mais facilmente absorvido do que cremes e loções. Em seguida, aplique um protetor solar 30 ou 40, com proteção UVA / UVB.
  • Hidratação noite: use um creme a base de tretinoína. Sempre prescrito pelo seu médico.




Twitter

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Headband- o acessório que vai fazer a sua cabeça também nesse inverno


Através dos séculos as mulheres sempre gostaram de enfeitar seus cabelos. Chapéus, tiaras e laços sempre foram um artifício capaz de deixar a mulher muito mais feminina e com ar de princesa. 


Agora a moda tá cada vez mais democrática, os headbands que invadiram o verão continuam em alta no inverno 2011. É preciso apenas harmonizar o acessório com o look e desfilar por aí muito mais delicada e charmosa.



  • Neste inverno, os tons metálicos estão com tudo. Abuse de headbands com pedrarias e detalhes metálicos.
  • As headbands clássicas possuem flores e um visual mais rústico. Para ser diferente e moderna, invista numa headband com plumas e brilhos, com uma forma geométrica qualquer, para ser mais elegante e exótica.
  • O  paetê será muito visto na moda inverno 2011. E ele fica lindíssimo em detalhes. Invista numa headband com detalhes em paetês, como um coração, ou uma flor bordada de paetês.
  • Os anos 70 estão com tudo no inverno. Saias longas, camisas jeans e cores terrosas predominarão nos looks. Para combinar, invista em headbands com pegada hippie, com couro trançado e tons terrosos.
  • Para fazer um visual boho, use headbands de trancinha de couro com flores e faça penteados com tranças nos cabelos.


Twitter

terça-feira, 17 de maio de 2011

Argila para pele: o que ela pode fazer pela sua beleza


Muitas pessoas já se depararam em lojas de cosméticos e de produtos naturais com aquele pacotinho cheio de "barro" dentro, muitas dessas pessoas não devem ter tido coragem de comprar, achando que a argila não acrescentava em nada na nutrição de sua pele, mas a verdade é que a argila tem propriedades diversas, capaz de tratar de acne à rugas. Então aproveite a próxima vez que for a uma loja de produtos naturais e compre o seu pacotinho e se beneficie também dessa maravilha.




PROPRIEDADES DAS ARGILAS SOBRE A PELE:


- Limpeza
- Esfoliantes – capaz de promover um “peeling”  biológico suave
- Clareadora
- Adstringente- retira o excesso de oleosidade da pele
- Hidratante
- Tensora: “lifting”
- Absorvente, desintoxicante, depurativa, anti-oxidante
- Cicatrizante, anti-inflamatória, anti-séptica
- Nutritiva, tonificante
- Revitalizante, ativadora da circulação sanguínea.



CADA COR UMA INDICAÇÃO:


VERDE: Indicada para peles normais a oleosas, ação tonificante, adstringente e estimulante. Combate cravos e espinhas.

PRETA:  excelente agente rejuvenescedor. Tem ação antiinflamatória e anti-stress. Desintoxicante e adstringente. Melhora a circulação sanguínea periférica, ameniza manchas, é adstringente e contribui para a renovação celular. Conhecida também como lama negra.

BRANCA:  Com maior quantidade em alumínio (Al)  - Caolinita. É indicada para  peles mais sensíveis e desidratadas, possui ação clareadora, reduz rugas e sinais de expressão. Combate cravos e espinhas e é desintoxicante. 

AMARELA: tem efeito tensor e ativador da circulação. Combate e retarda o envelhecimento cutâneo, nutre a pele e elimina o excesso de oleosidade. Purifica, hidrata, reduz inflamações e aumenta a elasticidade da pele.



MÁSCARA DE ARGILA:


Podemos fazer a nossa própria máscara de argila seguindo a proporção de uma colher de sopa de argila em pó para três colheres de sopa de água mineral. Misture bem até obter uma pasta homogênea. Aplique no rosto previamente limpo. Deixe agir por 20 minutos e retire com água. Faça essa máscara de uma a duas vezes por semana. 



Twitter