terça-feira, 24 de maio de 2011

Como cuidar dos cabelos após a escova progressiva- Mitos e Verdades

 Meninas, depois que as modernas tecnologias de alisamento de cabelos surgiram, só mantém os cachos (que inclusive estão em alta) quem quer. 
Definitivas, progressivas, marroquinas. Várias são os nomes dados a esses modernos processos. Em comum eles tem a capacidade de deixar os fios lisos sem parecerem artificiais. Tudo de bom, né? Porém, nem tudo são flores. É possível sim ter cabelos com química e saudáveis ao mesmo tempo, mas, é preciso tratá-los ainda com mais carinho.

Antes de tudo, é importante saber que a progressiva não trata os cabelos. Ela é apenas uma “maquiagem” que encapa os fios dos cabelos,  disfarçando a saúde de sua estrutura, dando brilho e maciez temporários. 

Então é preciso saber que os fios continuam danificados e para a situação não piorar com os sucessivos alisamentos é preciso hidratá-los. Logo, a regra número 1 para quem tem cabelos quimicamente tratados é HIDRATAÇÃO.


Mitos e Verdades:

  • Fique de olho no pH do seu shampoo- use shampoo de pH moderado, entre 4,0 e 5,0. Shampoo de pH ácido ressecam os cabelos porque quebram as ligações de hidrogênio dos fios, e os shampoos de pH baixo são ainda piores, pois são os responsáveis pelo aparecimento de pontas duplas, em razão das quebras das pontes de dissulfeto, presentes na extremidades do cabelo.
  • Esqueça essa história de shampoo sem sal- Todo shampoo contém sal, mudando apenas os nomes dos seus derivados. Cloreto de sódio,  lauril sulfato de sódio ou o lauril éter sulfato de sódio. O sal presente no shampoo é em concentração baixíssima, não ocasionando nenhum dano aos fios.
  • Piscina e mar, pode sim! Apenas é necessário moderação com o cloro de piscina, o sal do mar e o sol, não porque você tem química, mas porque em excesso, eles prejudicam qualquer tipo de cabelo
  • Secador ou chapinha- não se esqueça de proteger os fios com um creme leave-in com proteção térmica. Isso evita que as escamas dos fios se abram e o produto da escova progressiva seja retirado.
  • Faça hidratações semanais. Isso vai devolver a saúde dos fios, prolongando o efeito do alisamento e protegendo a estrutura capilar para novos procedimentos. Porque você não aproveita e testa a hidratação com bepantol? É a minha preferida até hoje!

Twitter

7 comentários:

  1. Quais seriam os melhores exemplos de shampoo com ph moderado (esse é o melhor para se usar no cabelo com escova progressiva, né?)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que sei os shampoos com o ph menor que 7 são bons para os cabelos!!!!!Tenho progressiva e uso 1 mês a linha completa da Elsève liso-intense, e no mês seguinte uso o shampoo da Clear womem pós alisamento químico por mais um mês, pelo fato da progressiva deixar os cabelos oleosos, propensos a caspa, e no outro mês uso a linha completa do Elsève Quera-liso MQ. Eu repito esses passos sempre e meus cabelos estão ótimos, eu recomendo o uso neste passo a passo e tbm uma hidratação pelo mesnos a cada 15 dias com os cremes de hidratação da Elsève Quera-liso MQ!!!!Vc vai sentir a diferença. Há es questão da mudança de produto de mês em mês é que eu percebi que o uso constante de um mesmo produto começa a perde efeito!!!Bjs espero ter et ajudado.

      Excluir
  2. é bom usar bepantol pomada nos fios como

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jenifer existe bepantol solução!!!!Ele é liquido e é próprio para uso nos cabelos e no corpo para hidratação, vc encontra em farmácias ou lojas de cosméticos o valor pode variar de lugar pra lugar, mais não passa de 20,00 reias....espero ter ajudado!!!!

      Excluir
  3. PH ácido eh a mesma coisa de PH baixo!! Pois abaixo de 7 todos são ácidos e acima de 7 eh alcalino(básico)

    ResponderExcluir
  4. Bepantol pomada de passar em assaduras tatoos etc... Pode passar nos cabelos? Se sim como bgda

    ResponderExcluir
  5. Eu faço progressiva sempre e tô com medo do que possa acontecer com meu cabelo daqui a 10 anos. Será que tem um jeito dele continuar bom?

    ResponderExcluir